top of page

A  EMIA

A Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo (EMIA-SP) fundada  em 1980,  no Jabaquara vem desenvolvendo, com crianças de 5 a 12 anos da comunidade, um trabalho em música, artes visuais, teatro e dança com a proposta de integração destas linguagens. Ao longo de sua história, a dança é uma área que vem aos se consolidando e buscando uma identidade em meio à diversidade.

Sendo assim, sentimos a necessidade de dialogar com outras escolas, projetos e coletivos com ideias semelhantes no que se refere ao ensino da dança, e convidamos alguns grupos para o encontro, em diferentes edições.

O ENCONTRO CRIANÇA CRIANDO DANÇA reúne crianças de diversos lugares de São Paulo e região para compartilharem seus saberes e criações em dança.

 

A premissa deste evento é o respeito ao modo de ser das crianças na forma de se fazer dança, assim como o pressuposto de sua participação, em menor ou maior grau, nos processos de criação artística. A ideia inicial, em 2007, era de que as crianças da EMIA reconhecessem sua dança no encontro com outras crianças que tinham experiências semelhantes nessa linguagem, que vivenciavam a dança em seus corpos de forma lúdica e criativa, participando ativamente da construção dos resultados estéticos que apresentavam.

 

Em suas edições, o ENCONTRO CRIANÇA CRIANDO DANÇA assumiu diversos formatos, mantendo, no entanto, a garantia de um tempo/espaço para que crianças de lugares e contextos diferentes, DANCEM juntas em propostas de improvisação, CONVERSEM e expressem suas ideias sobre dança/vida/arte/mundo, APRESENTEM seus trabalhos às outras crianças, APRECIEM as composições de outras crianças e o trabalho profissional de artistas da dança ou até mesmo dancem junto a seus artistas professores.

 

O que torna o ENCONTRO CRIANÇA CRIANDO DANÇA uma ação cultural ainda mais significativa para as crianças é o fato de ocuparem um espaço público da cidade voltado à dança, um ambiente artístico e não escolar. O público deixa de ser só a família e os próprios colegas, e passa a ser de outras crianças, pois o contexto é diferente de mostras de fim de ano ou de apresentações institucionais para validar projetos sociais, onde as crianças geralmente se apresentam. Trata-se de uma oportunidade de encontro e não de competição, de troca e não só de apresentação ou só de apreciação. Além disso, é também um lugar para os educadores conhecerem de perto o trabalho um do outro realizado com as crianças.

 

O ENCONTRO CRIANÇA CRIANDO DANÇA promove e valoriza o protagonismo das crianças, a troca entre pares e o encontro de saberes diversos dentro desta perspectiva. Além de acontecer dentro das políticas públicas de formação da Secretaria Municipal de Cultura, tem se mostrado cada vez mais relevante como situação de aprendizagem em dança fora do contexto de aula. Que outro lugar existe para isso em São Paulo? Onde mais as crianças se apresentam além de eventos comemorativos da escola, mostras de fim de ano para os pais ou festivais competitivos? Que dança se apresenta então?

 

Ao completar 10 anos, este evento destaca-se por atingir um público amplo e variado, promovendo o encontro entre crianças de diferentes idades, artistas e professores de: escolas regulares e escolas de dança tanto públicas quanto privadas, programas de formação, projetos sociais, grupos e cias de diferentes regiões de São Paulo e de fora.

 

Nesta última década o encontro consolidou-se na cidade de São Paulo, construindo um espaço importante de atuação na interface arte e infância, com um pensamento contemporâneo em dança.Em 2016 o ECCD recebeu o PRÊMIO DENILTO GOMES na categoria AÇÃO EDUCATIVA EM DANÇA.

bottom of page